Ainda na Idade Media, na sociedade européia, nós estávamos inseridos em status da hierarquia social. servo, senhor vassalo ou suserano, mestre ou aprendiz, a posição de cada pessoa integrava uma estrutura rígida e estratificada.
nossos laços dessa estrutura foram se rompendo na Idade Moderna, abrindo espaço para o indivíduo pudesse emergir.aí vão os conceitos:
Humanismo:uma reação ao dualismo(visão da realidade que defende a existência de polaridades antagônicas, como o corpo e espírito, aparência e essência, bem e mal etc.) entre corpo e espírito, ressaltando na religiosidade medieval. Desenvolveram estudos da natureza, motivados pela vontade de construir conhecimentos.
O termo Humanista: refere-se aos intelectuais, que preocuparam-se em reformular o ensino (universitário) tradicional, propondo novos programas de estudos de humanidades.(que abrangiam, filosofia história, poesia, matemática, etc.
a expressão humanista (em pouco tempo) ganhou um sentido mais amplo, aos escritores, pintores, arquitetos, professores, estudantes, clérigos (trabalhadores de igreja), e cientistas, que criticavam as concepções sobre a sociedade e a natureza desenvolvidas pelos teólogos católicos medievais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário