Powered By Blogger

sábado, 17 de março de 2012

Editorial- Antropocentrismo e Teocentrismo

gente, na minha opinião a mudança do renascimento- teocentrismo para o antropocentrismo- foi basicamente pela mudança da idade média para a idade moderna...O teocentrismo surgido na Idade Media dá a teoria de que : Deus é o centro de tudo. Tudo era feito, criado e dirigindo por ele. esse pensamento dominou o período que vigorava o feudalismo, e as pessoas eram totalmente voltadas para a igreja. Mas devido ao renascimento(período marcado por grandes mudanças na Idade Moderna) surge um novo modo de viver e pensar, o antropocentrismo, ele já dizia que o homem era o centro de tudo, o ser humano que era responsável por si mesmo, por sua evolução, por suas descobertas ele era o devido criador.

Editorial- Absolutismo

Hoje percebo a modificação entre o absolutismo e o teocentrismo,
na minha opinião o absolutismo:é um processo de centralização política nas mãos do Rei; é resultado da evolução política das monarquias nacionais sugeridas na baixa idade média, fruto da aliança rei-burguesia
Estabelecimento do absolutismo: foi o interesse econômico da burguesia, outro fato, foi também a padronização monetária dos pesos e medidas.características:
-adoção de mecanismos, garantindo a expansão das atividades comerciais
-enfraquecimento da nobreza feudal.
-enfraquecimento do poder local.
-reforma religiosa.(fortalecimento do poder real através da decadência da igreja católica)
-enfraquecimento do poder universal.
-legitimação do poder real.(o desenvolvimento do estudo de direito)
*criação de um exercito nacional(absolutismo monarquio)
absolutismo monarquio: foi o instrumento principal do processo de centralização político. Formado por mercenários com a intenção de enfraquecer a nobreza, não armando os camponeses.
 

Editorial-Humanismo

 Ainda na Idade Media, na sociedade européia, nós estávamos inseridos em status da hierarquia social. servo, senhor vassalo ou suserano, mestre ou aprendiz, a posição de cada pessoa integrava uma estrutura rígida e estratificada.
nossos laços dessa estrutura foram se rompendo na Idade Moderna, abrindo espaço para o indivíduo pudesse emergir.aí vão os conceitos:
Humanismo:uma reação ao dualismo(visão da realidade que defende a existência de polaridades antagônicas, como o corpo e espírito, aparência e essência, bem e mal etc.) entre corpo e espírito, ressaltando na religiosidade medieval. Desenvolveram estudos da natureza, motivados pela vontade de construir conhecimentos.
O termo Humanista: refere-se aos intelectuais, que preocuparam-se em reformular o ensino (universitário) tradicional, propondo novos programas de estudos de humanidades.(que abrangiam, filosofia história, poesia, matemática, etc.
a expressão humanista (em pouco tempo) ganhou um sentido mais amplo,  aos escritores, pintores, arquitetos, professores, estudantes, clérigos (trabalhadores de igreja), e cientistas, que criticavam as concepções sobre a sociedade e a natureza desenvolvidas pelos teólogos católicos medievais.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Editorial-Renascimento

A marca do renascimento foi o final da idade média e o início da idade moderna.
Oque causou?a lenta desestruturação do feudalismo e, o reaquecimento do comércio, trouxeram mudanças para o modo de pensar e viver de muitas pessoas de diversas regiões europeias. O renascimento foi a nova proposta de se viver.
surgiram novas ideias e valores, nas artes, ciências, filosofia, e etc.

Editorial-Idade Moderna

Nos séculos XV e XVI,aconteceram muitas transformações consideradas marcos da modernidade. para quem não sabe, aí está alguns dados sobre essa época:
Política:ocorreu a centralização do poder.
Religião:quebrou-se a unidade cristã com a reforma protestante.
Economia:o capitalismo rompeu-se com muitas relações feudais.
Cultura:houve movimento humanista e o renascimento.